Jogos de Matemática
Os jogos de matemáticas não são apenas jogos simples nos quais são necessários resolver contas ou expressões rapidamente. Muitos deles exigem que o jogador faça isso e também, por exemplo, utilizem um pouco de lógica.
”Os métodos de educação das crianças exigem que se forneça a elas um material conveniente, a fim de que, jogando elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso permanecem exteriores à Inteligência infantil”. (Piaget e Inhelder, 1973, p.150).
Vytgosky (1923) afirmava que o brinquedo ou a brincadeira levava a criança a um horizonte cognitivista, podendo ela determinar suas próprias ações. Segundo ele o lúdico estimula a autoconfiança e a curiosidade, proporcionando assim um desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Como podemos observar para os filósofos os jogos são fundamentais, vamos verificar alguns jogos que desenvolva o raciocínio lógico e o pensamento rápido.
SUDOKU
Jogo o qual deve se preenchido todos os quadradinhos não podendo utilizar o mesmo número nem na horizontal e nem na vertical, os número devam ser de 1 ao 9.
As crianças acima de sete anos já conseguirá jogar, atentando-se, pois a níveis; fácil, médio e difícil. Esses níveis deveram sempre ser avançados conforme o tempo que demorar para resolver.
jogos de tabuleiros
Um dos exemplos de jogos de tabuleiro é o banco imobiliário. Utiliza-se dinheiros e compras e compras de propriedades; como: carro, casa, avião, navio, táxi, entre outros. Os participantes começará com uma certa quantia em dinheiro e ganhará o jogo quem tiver mais dinheiro e propriedades, aquele que fali esta fora do jogo.
Crianças acima de oito anos podem jogar.
Jogo do xadrez
O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se ser ‘a vez’ do jogador, quando seu adversário completou um lance.
Objetivo:
O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte.
O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu ‘mate’ no adversário. O jogador que levou o mate, perdeu a partida.
O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte.
O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu ‘mate’ no adversário. O jogador que levou o mate, perdeu a partida.
Crianças acima de nove anos podem jogar.
Essas são as peças;
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Bibliografia
Relambrando que brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro,
ResponderExcluircada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para
satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. A escola de oferecer oportunidades para
a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis
para a participação ativa da criança no seu meio. A escolha do tema está vinculado á atividade
profissional na área de educação infantil.
O jogo é um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica. Os jogos de equipe podem ainda favorecer o trabalho cooperativo. A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social. Há jogos em todas as culturas e a matemática desenvolveu muito conhecimento a partir deles. Além disso, um jogo pode ser um ponto de partida para uma atividade de investigação ou de um projeto.
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