terça-feira, 22 de outubro de 2013

Jogos matemáticos

Jogos de Matemática

                                        

Os jogos de matemáticas não são apenas jogos simples nos quais são necessários resolver contas ou expressões rapidamente. Muitos deles exigem que o jogador faça isso e também, por exemplo, utilizem um pouco de lógica. 
”Os métodos de educação das crianças exigem que se forneça a elas um material conveniente, a fim de que, jogando elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso permanecem exteriores à Inteligência infantil”. (Piaget e Inhelder, 1973, p.150).
Vytgosky (1923) afirmava que o brinquedo ou a brincadeira levava a criança a um horizonte cognitivista, podendo ela determinar suas próprias ações. Segundo ele o lúdico estimula a autoconfiança e a curiosidade, proporcionando assim um desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. 
Como podemos observar para os filósofos os jogos são fundamentais, vamos verificar alguns jogos que desenvolva o raciocínio lógico e o pensamento rápido.

SUDOKU

Jogo o qual deve se preenchido todos os quadradinhos não podendo utilizar o mesmo número nem na horizontal e nem na vertical, os número devam ser de 1 ao 9.
As crianças acima de sete anos já conseguirá jogar, atentando-se, pois a níveis; fácil, médio e difícil. Esses níveis deveram sempre ser avançados conforme o tempo que demorar para resolver.  

jogos de tabuleiros


Um dos exemplos de jogos de tabuleiro é o banco imobiliário. Utiliza-se dinheiros e compras e compras de propriedades; como: carro, casa, avião, navio, táxi, entre outros. Os participantes começará com uma certa quantia em dinheiro e ganhará o jogo quem tiver mais dinheiro e propriedades, aquele que fali esta fora do jogo.
Crianças acima de oito anos podem jogar.

Jogo do xadrez

                                              

O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se ser ‘a vez’ do jogador, quando seu adversário completou um lance.
Objetivo: 
O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte.
O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu ‘mate’ no adversário. O jogador que levou o mate, perdeu a partida.
Crianças acima de nove anos podem jogar.
Essas são as peças;

 Um rei branco, usualmente indicado pelo símbolo
Uma dama branca, usualmente indicada pelo símbolo
 Duas torres brancas, usualmente indicadas pelo símbolo
 Dois bispos brancos, usualmente indicados pelo símbolo
 Dois cavalos brancos, usualmente indicados pelo símbolo
 Oito peões brancos, usualmente indicados pelo símbolo
 
 Um rei preto, usualmente indicado pelo símbolo
 Uma dama preta, usualmente indicada pelo símbolo
 Duas torres pretas, usualmente indicadas pelo símbolo
 Dois bispos pretos, usualmente indicados pelo símbolo
 Dois cavalos pretos, usualmente indicados pelo símbolo
 Oito peões pretos, usualmente indicados pelo símbolo

Bibliografia







2 comentários:

  1. Relambrando que brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro,
    cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para
    satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. A escola de oferecer oportunidades para
    a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis
    para a participação ativa da criança no seu meio. A escolha do tema está vinculado á atividade
    profissional na área de educação infantil.

    ResponderExcluir
  2. O jogo é um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica. Os jogos de equipe podem ainda favorecer o trabalho cooperativo. A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social. Há jogos em todas as culturas e a matemática desenvolveu muito conhecimento a partir deles. Além disso, um jogo pode ser um ponto de partida para uma atividade de investigação ou de um projeto.

    ResponderExcluir