A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número.
Estudos recentes têm investigado as
diferentes estratégias de resolução de cálculos mentais e escritos em situações
escolares, com crianças em diferentes idades. Por cálculo mental compreende-se
a utilização de diversos invariantes lógico-matemáticos, também presentes no
uso de algarismos escritos, como as propriedades associativa, distributiva e
comutativa no momento de evocação de uma resposta (CORREA, 2004).Segundo Derussi, “a construção do
número implica fundamentalmente nas experiências de relações que os educandos
realizam dentro e fora do âmbito escolar” (s/d, p.2).O cálculo mental é a forma mais
complexa da matemática, pois envolve agilidade na hora de resolver problemas
matemáticos e o responsável pela resolução do problema é a mente, que quanto
mais aguçada, estimulada torna-se mais rápida para responder situações
problema. Muitas crianças são dotadas de uma inteligência lógico matemática e
são capazes de resolver problemas matemáticos, fazer contas e falar a tabuada,
mais rápido, que outras que estariam usando uma calculadora por exemplo.É importante estimular os alunos a usar
a mente e o raciocínio lógico, mas não devemos nos esquecer que cada
criança tem um acompanhamento diferente em cada disciplina e devemos respeitar
o tempo destas. Uma forma bem eficaz para a compreensão de número, com crianças
com 6 anos, é falar um número a ela, e se ela demorar para
responder, pedir que esta pense na quantidade, afim de chegar a construção do
número. Exemplo, digo o número 2, ela tem mais chance de interpretar antes do
algarismo 2 objetos, então ela imagina, 2 bolas, 2 bonecas, ou seja 2 itens
antes de qualquer coisa.Duhalde e Cuberes (1998) ressaltam que
a maioria das crianças nasce e convive em um mundo no qual o número é uma forma
de expressão e comunicação com sentido: a troca, a compra, a venda, a resolução
de problemas que tem a ver com a reunião e a distribuição de objetos que formam
parte da cultura adquirida na infância.
O cálculo mental e as técnicas para o
cálculo mental
Não confundir cálculo mental com “continhas de cabeça”. O cálculo mental refere-se à possibilidade de encontrar a solução de uma operação independentemente de seu registro e utilizando-se técnicas de decomposição.
Exemplo 1: na prateleira de uma loja havia 57 pirulitos. Coloquei outros 22. Descubra quantos são os pirulitos agora.
57 + 22 = 50 +20 + 7 + 2 = 79
Exemplo 2: com o total de R$65,00,
pretende-se comprar algo que custa R$12,00. Quanto restará após a compra?
60 – 10 = 50
5 – 2 = 3
65,00 – 12,00 = 53,00
Exemplo 3: em uma vitrine, uma roupa
está marcada com o seguinte preço: 4 x R$24,00.
4 x 20 + 4 x 4 = 80 + 16 = 96 (Para esse cálculo foi utilizada a
propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição).
Vídeo: Cálculo mental fácil ou difícil
A criança que conclui as séries iniciais dominando o sistema de numeração e as operações já cumpriu um grande passo no aprendizado de Matemática. A construção de sentido da disciplina usando o cálculo mental pode ser um verdadeiro desafio para o professor.
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