segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Divisão

A DIVISÃO

A palavra dividir nem sempre é empregada no sentido de dividir em partes iguais. Há vários sentidos (todos diferentes) para usarmos essas palavras.

  • "O corpo humano dividi-se em três partes: cabeça, troco e membros."                                             Nesta frase o verbo dividir é empregado no sentido de distinguir as diversas partes.
  • "A noticia dividiu os membros da cidade."                                                                                           Aqui, tem o sentido de estabelecer desavenças, pôr em discórdia.
  • "O Rio Uruguai divide vários países."                                                                                                 Nesta frase divide significa demarcar, limita.
  • "A altura AH divide o triângulo ABC nos triângulos ABH e ACH."                                                     Nessa sentença, divide significa corta, reparte,secciona. 



    Há coisas que podem ser fracionadas, outras não!

    Dois copos de leite para três crianças.

    Três gatos para duas crianças.



4 comentários:

  1. É muito importante mostrar para a criança o que realmente acontece num processo de divisão. Com isso ela não irá apenas decorar, mas sim será capaz de desenvolver seu raciocínio para a resolução dos problemas. E já sabendo que isso é algo que se usa durante toda a vida, é imprescindível a compreensão de todo o processo.

    ResponderExcluir
  2. A matemática sempre foi importante para todos nos, é muito importante para as crianças aprender a divisão. A utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática não possuem relação com a ideias de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.

    ResponderExcluir
  3. A divisão é fundamenta para a criança, para uma atividade de solução problema, um jogo entre outras variedades que muitas vezes a criança precisa reconhecer se é possível ser feita a divisão exata ou não, se o número será par ou impar.

    ResponderExcluir
  4. Você sabe que as crianças lidam com a divisão no dia a dia desde a Educação Infantil. Por exemplo: para distribuir 6 balas para 3 colegas de maneira que todos ganhem a mesma quantidade, elas usam estratégias como desenhar os doces e os amigos e traçar linhas, contar nos dedos, montar tabelas para relacionar os dados ou fazer somas sucessivas.

    Caroline

    ResponderExcluir