A DIVISÃO
A palavra dividir nem sempre é empregada no sentido de dividir em partes iguais. Há vários sentidos (todos diferentes) para usarmos essas palavras.
- "O corpo humano dividi-se em três partes: cabeça, troco e membros." Nesta frase o verbo dividir é empregado no sentido de distinguir as diversas partes.
- "A noticia dividiu os membros da cidade." Aqui, tem o sentido de estabelecer desavenças, pôr em discórdia.
- "O Rio Uruguai divide vários países." Nesta frase divide significa demarcar, limita.
- "A altura AH divide o triângulo ABC nos triângulos ABH e ACH." Nessa sentença, divide significa corta, reparte,secciona.
Há coisas que podem ser fracionadas, outras não!Dois copos de leite para três crianças.Três gatos para duas crianças.
É muito importante mostrar para a criança o que realmente acontece num processo de divisão. Com isso ela não irá apenas decorar, mas sim será capaz de desenvolver seu raciocínio para a resolução dos problemas. E já sabendo que isso é algo que se usa durante toda a vida, é imprescindível a compreensão de todo o processo.
ResponderExcluirA matemática sempre foi importante para todos nos, é muito importante para as crianças aprender a divisão. A utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática não possuem relação com a ideias de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.
ResponderExcluirA divisão é fundamenta para a criança, para uma atividade de solução problema, um jogo entre outras variedades que muitas vezes a criança precisa reconhecer se é possível ser feita a divisão exata ou não, se o número será par ou impar.
ResponderExcluirVocê sabe que as crianças lidam com a divisão no dia a dia desde a Educação Infantil. Por exemplo: para distribuir 6 balas para 3 colegas de maneira que todos ganhem a mesma quantidade, elas usam estratégias como desenhar os doces e os amigos e traçar linhas, contar nos dedos, montar tabelas para relacionar os dados ou fazer somas sucessivas.
ResponderExcluirCaroline